ANIMAGE anuncia sua edição digital

Quarta-feira, 24/02/2021

O ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco faz sua edição exclusivamente digital entre os dias 19 e 28 de março, com mostras de curtas, longas e realização de oficinas, painéis, masterclasses e entrevistas com expoentes da animação local, nacional e internacional.

Já tendo realizado 11 edições presenciais, o ANIMAGE está entre os maiores e mais importantes festivais de animação do país.  O formato digital, que conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc, e que estará disponível gratuitamente no site do festival,  permitirá que novos públicos possam conhecer a identidade inquieta do ANIMAGE.

 “É uma edição especial que vai transmitir a essência do festival, que reflete uma grande mistura entre diversão e reflexão. O estilo da programação valoriza principalmente a originalidade, a criação autoral, a experimentação técnica, o conteúdo intelectual, a poesia e o lado mais artístico do cinema de animação. O público vai sentir tudo isso nesta programação especial digital”, observa Júlio Cavani, responsável pela curadoria do festival.

Para a mostra de curtas, o ANIMAGE reunirá obras a partir da avaliação de milhares de trabalhos inscritos no processo de seleção do festival dos últimos anos. Foram escolhidos mais de 80 curtas, de diversos países, que transitam por diferentes linguagens, estilos, procedências culturais, técnicas e gêneros, seja na ficção animada, no documentário ou na abstração. Há desde grandes premiados até revelações mais surpreendentes a serem descobertas, com espaço tanto para provocações sociopolíticas quanto para o mais puro entretenimento.

Também serão exibidos dois longa metragens, inéditos no ANIMAGE. A programação completa será divulgada em breve e contempla ainda a realização de três oficinas, dois painéis, duas masterclasses e quatro entrevistas com convidados representantes da animação local, nacional e internacional.

“A impossibilidade da realização presencial nos impôs o desafio de levarmos para nossa plataforma digital uma edição do festival com a mesma potência que colocou o ANIMAGE entre os melhores do país. Por meio desta edição, o festival permite que um grande público acesse uma programação bastante representativa do melhor da animação local, nacional e internacional”,  diz Antonio Gutierrez, o Gutie,  diretor do festival.

Acompanhe todas as novidades do Animage!